SMS assinala “Dia da Arqueologia” com uma visita aos trabalhos de escavação na Citânia

  • Publicado em Atualidade
Esta segunda-feira, às 18 horas

A Sociedade Martins Sarmento vai assinalar o do “Dia da Arqueologia” (24 de julho), com uma visita pública aos trabalhos de escavação, que estão a decorrer na Citânia de Briteiros. A iniciativa vai decorrer esta segunda-feira, dia 25, pelas 18 horas, com o ponto de encontro a acontecer junto ao portão principal da Citânia.

Ao longo do corrente mês de julho, a Sociedade Martins Sarmento com a colaboração técnica e científica da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, está a realizar trabalhos arqueológicos na Citânia de Briteiros. 

As escavações que estão a ser levadas a efeito correspondem a um vasto programa atualizado de estudo deste grande povoado fortificado, que tem orientado a interpretação de um dos ex-líbris da Arqueologia Portuguesa, intimamente ligado com o surgimento desta disciplina científica. 

No presente ano de 2016, além dos trabalhos de manutenção do Balneário Sul, realizam-se escavações arqueológicas no Balneário Este da Citânia, que se supõe ser o local de proveniência da Pedra Formosa, exposta no Museu da Cultura Castreja.

Os trabalhos agora promovidos, que contam também com o apoio logístico da Casa do Povo de Briteiros e do Município de Guimarães, constituem também uma atividade formativa prática de vários estudantes de Arqueologia da Universidade do Minho.

[ Artigo originalmente publicado no dia 19.07.2016 e atualizado esta segunda-feira, 25.07.2016 ]