Hoje. Sociedade Martins Sarmento promove uma caminhada na Citânia de Briteiros

  • Publicado em Atualidade
Pelas 16 horas

A Sociedade Martins Sarmento organiza este domingo, 22 de maio, pelas 16 horas, uma caminhada/visita pelos núcleos rupestres da encosta nascente da Citânia de Briteiros, inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Durante o trajeto será possível visitar os núcleos de gravuras rupestres do Penedo dos Sinais e da Quinta do Paço, testemunhos da ocupação pré-histórica do monte de São Romão. No final haverá lugar a um pequeno lanche/convívio.

A Sociedade Martins Sarmento e a Junta de Freguesia de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia tinham agendado inicialmente este evento para abril, mas devido às condições climatéricas foi adiado. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. Aconselha-se a utilização de calçado adequado a um percurso num terreno irregular e acidentado.

Ainda na tarde deste domingo, uma hora antes, no Museu da Cultura Castreja, acontece a apresentação da Estátua Proto-Histórica conhecida como «Mater», descoberta na Citânia de Briteiros em 1876 e recentemente integrada em exposição.

[ Artigo originalmente publicado no dia 16.05.2016 e atualizado este domingo, 22.05.2016 ]