Azurém. UMinho acolhe o evento itinerante «Rotas da Inovação Empresarial»

  • Publicado em Atualidade
Na sexta-feira

O Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Azurém, recebe esta sexta-feira o evento itinerante «Rotas da Inovação Empresarial», coorganizado pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) e a Escola de Engenharia, a partir das 09 horas.

«Rotas da Inovação Empresarial» é um conceito único e inovador em Portugal, tendo surgido por iniciativa da empresa Gastão Cunha Ferreira, Lda. ao constatar, depois de anos de observação no mercado onde atua há 78 anos, que muita inovação produzida no país não era devidamente protegida de imitações e a grande maioria das invenções patenteadas nem chegavam ao mercado.

Assim, em parceira com a Fundação AIP (a maior associação empresarial de Portugal) e com outros parceiros de diversas áreas, avançaram com o projeto "Rotas da Inovação Empresarial", um evento itinerante que começou em janeiro de 2015 a percorrer as 18 capitais de distrito de Portugal continental com o grande objetivo de estimular e divulgar a inovação.

Sendo uma iniciativa de cooperação empresarial, que faz a ligação entre o mundo empresarial, incubadoras e startups e Instituições de ensino superior, são convidados speakers de mérito reconhecido com vista à partilha de boas práticas empresariais em temas como Inovação, Crescimento e Internacionalização.

O evento divide-se em duas áreas:
- Área de conferência com os temas: Empreendedorismo e Inovação, Estratégias de crescimento Empresarial e Internacionalização, onde speakers de mérito reconhecido partilham práticas empresariais de sucesso.
- Área de Showroom: Expo-área de divulgação. É um espaço de networking, de mostra e partilha onde se pode potenciar negócios com parceiros locais mas também de âmbito nacional.

A participação é gratuita, mas sujeita à obtenção de bilhetes, disponíveis através do formulário de registo disponível no website http://www.rotasdainovacaoempresarial.pt/

[ Programa ]

09:00 | Registo e networking
09:20 | Sessão de abertura, pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães
09:30 | Mesa redonda “Inovação e Empreendedorismo de Sucesso”
- “Transferência de Tecnologia como solução para a inovação”, pela Building Global Innovators
- “Impulsionar a Inovação e o Empreendedorismo: o caso da i9 Magazine”, por Hugo Gonçalves (Panorama i9)
- “A Portugal Ventures e as Startups Inovadoras”, por Nuno Almeida (Portugal Ventures)
- Painel “Somos Inovadores!”, com a IVV, New Textiles e moderação do PIEP
10:40 | Coffee-break, showroom, networking
11:00 | Mesa redonda “Estratégias de crescimento empresarial”
- “Oportunidades de Financiamento no Âmbito dos Programa-Quadro Europeus (H2020)/Nacionais (PT2020) e Benefícios Fiscais”, por João Pinto (F. Iniciativas, Lda.)
- “Inovação como estratégia de crescimento”, por David Serras Pereira (Gastão Cunha Ferreira, Lda.)
- Painel “Valor acrescentado da ligação das empresas à Universidade”, com o CCG, Innovayt, Primavera e moderação da EEUM
12:00 | Internacionalização
- “Estratégias de financiamento”, por Gisélia Ribeiro (Banco BIC)
- “Exportação Inteligente”, por José Amorim (Gastão Cunha Ferreira, Lda.)
- “Os Caminhos da Internacionalização”, por Leonor Guedes de Oliveira (JPAB José Pedro Aguiar Branco & Associados)
- Painel “Experiências na Exportação”, com a Pinto Brasil, Somelos e Celoplás
13:30 | Sessão de encerramento, pela CCDR-N
14:00 | Fecho do showroom e do programa