Universidade do Minho promove 11 cursos de línguas estrangeiras

  • Publicado em Atualidade
No Campus de Azurém e Gualtar

O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma formação diversificada em línguas, a decorrer nos campi de Azurém e Gualtar (Braga).

O plano inclui idiomas como o Inglês, o Alemão, o Francês, o Italiano, o Galego, o Japonês, o Russo, o Espanhol, o Latim, a Língua Gestual Portuguesa e o Português como Língua Estrangeira (PLE). As inscrições estão abertas até dia 19 de fevereiro.

O início das aulas está agendado para o dia 29 de fevereiro, prolongando-se até finais de junho, exceto para o 23º Curso Anual de PLE, que começa a 8 de fevereiro. O BabeliUM pretende dotar os participantes de mais competências linguísticas, dando a conhecer aspetos das diferentes culturas. Todos as formações incluem avaliação e certificação conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Aulas abertas grátis de Neerlandês, Islandês, Japonês e Inglês

Está também previsto um ciclo grátis de aulas abertas de Neerlandês, Islandês, Japonês e Inglês, que decorre de 15 a 18 de fevereiro, a partir das 17h30, no auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar. “Trata-se de uma experiência multilingue que permite aos participantes iniciar-se na aprendizagem dos idiomas do sushi, das tulipas e da mitologia nórdica e germânica”, afirma a direção do BabeliUM. Quem assistir a três aulas deste ciclo fica isento do pagamento do valor da inscrição num dos cursos do 2.º semestre. Esta iniciativa conta com a parceria de ESN – Erasmus Student Network.

As pessoas interessadas podem ainda inscrever-se na oficina de escrita criativa “Penso, logo escrevo. Porque todos somos escritores improváveis”, conduzida pela escritora Anabela Garcia Pinto. Esta ação decorre em março e abril, num total de 15 horas de formação. Para mais informações sobre a oferta formativa do BabeliUM e para proceder a inscrições, sugere-se o contacto presencial com o BabeliUM, sediado no ILCH, os telefones 253604171 e 253601657, o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou o site www.babelium.ilch.uminho.pt.

A UMinho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral. O ILCH desenvolve desde 1987 programas cada vez mais diversificados e aprendizagens em diversos formatos. O BabeliUM nasceu a 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, a entidade presta serviços como a tradução e a interpretação.

[ Artigo originalmente publicado no dia 05.02.2016 e atualizado esta sexta-feira, 19.02.2016 ]