Centro de Computação Gráfica da UMinho celebra Dia Mundial da Usabilidade

  • Publicado em Atualidade
Esta 5ª feira, no campus de Azurém

O Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho assinala esta quinta-feira, 12 de novembro, o Dia Mundial da Usabilidade, com um conjunto de palestras, vídeos e apresentações de projetos. A iniciativa decorre das 9:30 às 17 horas, no auditório do CCG, no campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é gratuita, mediante inscrição em wud2015.weebly.com.

 O evento pretende refletir se a tecnologia está a responder diretamente aos problemas do ser humano, em temas como dispositivos médicos e criação de protótipos. Em paralelo, pode-se testar a usabilidade de pequenos produtos e conceitos, nomeadamente de Gabriela Jobim da Silva (superfícies sensoriais e interativas) e do laboratório engageLab (interliga artes e tecnologia).

O Dia Mundial da Usabilidade visa sensibilizar a sociedade para a importância da usabilidade na educação, saúde, comunicação, privacidade e entretenimento. As iniciativas incluem, por exemplo, conferências e consultórios abertos de usabilidade ou de levantamento de necessidades. O tema definido para este ano é "Inovação". 

Este Dia é comemorado desde 2005, sob o mote "Um telemóvel deve ser tão fácil de usar como a maçaneta de uma porta”. Uma década depois, as celebrações percorrem o mundo.