Cuidados Paliativos do Hospital da Senhora da Oliveira assinalam aniversário com colóquio

  • Publicado em Atualidade
Esta 4ª feira a partir das 14:30 horas

A equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, comemora esta quarta-feira, 4 de novembro, dois anos de atividade. Para lembrar esta data, vai realizar-se o «I Simpósio de Cuidados Paliativos», com início pelas 14:30 horas, no auditório do hospital.

Segundo a coordenadora da equipa, Celeste Gonçalves, “Os cuidados paliativos centram-se no apoio ao doente e sua família por uma equipa multidisciplinar, com uma abordagem holística (biopsicossocial, cultural e ainda espiritual). O nosso apoio é essencialmente em doenças que podem ser potencialmente fatais, mas não interferimos nos cuidados curativos. Controlamos os sintomas da doença, proporcionando qualidade de vida enquanto o doente luta contra a mesma. Não pretendemos prolongar a vida, mas sim dar-lhe a maior qualidade possível”. 

Em 2014 a equipa, constituída por três médicas, duas enfermeiras, uma assistente social, uma psicóloga e ainda pelo Capelão do Hospital, seguiu 315 doentes, tendo feito 1857 visitas aos mesmos., tendo no primeiro ano de atividade realizado 549 consultas externas. O apoio é dado essencialmente a doenças oncológicas, doenças neurológicas degenerativas (ELA, Esclerose Múltipla terminal), doenças pulmonares terminais (Bronquite ou Enfisema terminal) e a doenças cardíacas terminais.

“Objetivo final é proporcionar qualidade de vida doente, controlando o sofrimento físico e espiritual. Os cuidados paliativos acompanham o doente e a sua família no processo de viver o fim de vida e não meramente no processo de morrer”, refere Celeste Gonçalves.

[ Artigo originalmente publicado no dia 03.10.2015 e atualizado esta quarta-feira, 04.10.2015 ]