Enfermeiros do Hospital de Guimarães conquistaram 1º prémio em Congresso de Esclerose Múltipla

  • Publicado em Atualidade
Congresso realizou-se em Coimbra

Dois enfermeiros do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, obtiveram o primeiro prémio das comunicações, no II Congresso Internacional de Esclerose Múltipla.

Francisco Moreira e Odete Rodrigues conquistaram o 1º lugar, com o trabalho «Educação Terapêutica da pessoa com Esclerose Múltipla», no congresso que decorreu nos passados dias 25 e 26 de Setembro, em Coimbra.

No caso do trabalho «Educação Terapêutica da pessoa com Esclerose Múltipla (ETEM)» salienta-se a referência ao acompanhamento de 145 doentes no Hospital de Dia, com Esclerose Múltipla, com uma intervenção educativa específica. Surgindo assim a necessidade da implementação do programa ETEM que tem como finalidade a transferência de conhecimentos e competências cognitivas e técnicas que permitam ao paciente gerir melhor a sua vida com a Esclerose. 

Concluiu-se que o programa permitiu que os profissionais de saúde melhorassem as suas competências relacionais, comunicacionais e pedagógicas e que esta educação terapêutica permitiu também ao doente reconstruir um percurso de vida através da aquisição de novos saberes.