Mês de agosto em Guimarães com Festival de música, cinema e exposições

  • Publicado em Atualidade
Agenda cultural

O concelho de Guimarães tem ainda uma preenchida agenda de eventos, depois de terminadas as Festas Gualterianas, ponto alto da agenda cultural do mês de agosto. Além das tradicionais romarias, os próximos dias reservam noites de música com o Festival Barco Rock Fest e muito cinema ao ar livre, no Largo da Oliveira, ambas as iniciativas com início esta quarta-feira, 05 de agosto.

No Parque Fluvial de Barco, decorre até domingo a nona edição do festival que, este ano, tem como cabeça de cartaz o nome de Jorge Palma. Pelas margens do Ave, vão passar também os Da Chick, Keep Razors Sharp e ainda o projeto solo de João Vieira – os White Haus, entre muitos outros. O festival de música vimaranense, cujos espetáculos começam às 22 horas, mantém a sua marca “low cost”.

No Largo da Oliveira, a 27ª edição de “Cinema em Noites de Verão”, promovida pelo Cineclube de Guimarães, contará com a exibição de filmes de Charles Chaplin, Damien Chazelle, Pietro Germi, Ken Loach, Woddy Allen, Manoel de Oliveira, Damián Szifrón, David Koepp, Juan José Campanella, Dany Boon e George Miller. Para ver, entre os dias 05 e 27, no Centro Histórico, com sessões às 22 horas. “O Grande Ditador” inaugura esta quarta-feira o ciclo de onze películas.

 Em Guimarães, no mês de agosto, há também exposições para acompanhar (bem) de perto. Até ao dia 15, o Palácio Vila Flor recebe uma mostra inserida na programação das Festas Gualterianas. Trata-se de uma produção da Associação Museu Cavaquinho, em parceria com a Oficina e a Câmara Municipal de Guimarães.

O seu conteúdo comporta 70 cavaquinhos que foram objeto de uma intervenção artística. Cada um dos 70 artistas plásticos pôde aplicar a sua criatividade e arte a um dos instrumentos. O resultado final é um conjunto de obras singulares que têm como ponto de partida um dos instrumentos musicais de forte raiz popular e tradicional.

Ao visitar o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, além da exposição subordinada ao tema da “Primeira Guerra Mundial”, poderá ver uma mostra sobre o “III Rallye a Guimarães: 1955”. Está patente até ao dia 28 de agosto. Nos claustros da Câmara Municipal, o público pode igualmente observar uma (imperdível) exposição da autoria de Pedro Guimarães, intitulada “Amor à terceira vista”.